Rota do Café de Serra Negra é selecionada entre os melhores roteiros rurais do país
A Rota Turística do Café de Serra Negra foi uma das selecionadas no Projeto Experiências do Brasil Rural, do Governo Federal, o que proporcionará capacitação para produtores e promoção do turismo rural do município. O anúncio foi feito pelo Prefeito Elmir Chedid, na abertura do Festival do Café no último final de semana.
No total, entre os editais apresentados, sete rotas foram classificadas e serão contempladas com a iniciativa do governo federal, através da qual os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Universidade Federal Fluminense (UFF) buscam impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, de forma a proporcionar vivências inovadoras a visitantes, diversificar a oferta turística nacional e gerar alternativas de renda no campo.
Além da Rota Turística do Café de Serra Negra, os roteiros, ligados às cadeias agroalimentares do café, da cachaça, da farinha de mandioca e do mel, são o “Caminhos de Dona Francisca”, em Joinville (SC); a Rota do Engenho e a Rota Caminhos de Itabaiana, em Santa Luzia Itanhi (SE) e Itabaiana (SE); a Rota Verde do Café, em Mulungu (CE); o Roteiro do Café e do Vinho e a Rota “Do Genoma à Xícara”, ambos em Espírito Santo do Pinhal (SP).
A Rota Turística do Café, em Serra Negra, conforme definição do Ministério do Turismo, abriga deslumbrantes cenários em meio a cafezais e à Mata Atlântica. No caminho, além de vivenciar a cultura e a produção de cafés especiais, o visitante pode percorrer alambiques, destilarias, cachoeiras, um parque ecológico, restaurantes, cafeteria, bistrô, empórios, contando, ainda, com charmosas opções de pousadas.
O projeto tem como objetivo fomentar a estruturação de destinos e empreendimentos da agricultura familiar associados ao turismo, a partir da capacitação de empresários e produtores rurais com vistas à oferta de experiências memoráveis aos visitantes. Ao final, os participantes recebem suporte para inserir produtos e serviços no mercado turístico, como em bares, restaurantes, meios de hospedagem e lojas de artesanato.
O ministro do Turismo, Carlos Brito, parabeniza os selecionados e aponta esforços no sentido de fortalecer o turismo rural. “O turismo rural e de natureza são grandes tendências do pós-pandemia, e o Brasil tem um dos maiores potenciais do mundo. Sejam bem-vindos e vamos, juntos, valorizar ainda mais a riqueza de atrativos do campo no país, contribuindo para diversificar a oferta turística nacional e gerar alternativas de emprego e renda no campo”, comenta.
A presidente da Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas (Acecap) Silvia Fonte agradeceu o Prefeito e a Administração Municipal pelo apoio ao desenvolvimento rural e destacou o empenho dos produtores rurais. “O senhor foi o primeiro Prefeito a abrir a cidade para que pudéssemos apresentar os cafés especiais. Temos as nossas rotas que estão sendo trabalhadas com muita dedicação, mas na Rota do Café os produtores estão despontando nas atividades, na união e na cooperação para que todas atuem de forma mais profissional e cada vez mais atraiam os turistas para que retornem. Termos sido escolhidos vai trazer um desenvolvimento ainda maior para o turismo em nossa região”, disse.
(Foto: Gerson Cordeiro / Videograph)